sábado, 27 de julho de 2013

Professores da Rede Municipal participam do Congresso de Pesquisadores Negros-I COPENE SUL

Instituto Federal Sul Rio-Grandense (IFSUL)
Aconteceu entre os dias 24 a 25 de julho o I Congresso de Pesquisadores Negros da Região Sul - COPENE SUl, na cidade de Pelotas - RS. O tema desta primeira edição é " Lei 10.639/03: Dez anos rompendo fronteiras territoriais,identitárias,culturais,sociais,acadêmicas e políticas no âmbito das relações etnicoraciais na região sul". A lei citada no título do evento, trata da obrigatoriedade do ensino das cultura africana e afro-brasileira,  no currículo das escolas de todo o país. O evento, que foi realizado no IFSUL- Instituto Federal Sul-Rio Grandense, contou com mesas temáticas, palestras, debates, oficinas e exposição de pôsteres. A professora  Doutora Lúcia Regina  de Brito Pereira, uma das organizadoras do evento, pertencente a EMEM. Loreiro da Silva, apresentou o trabalho Resgate e Identidade.Também estavam no evento e se apresentaram como comunicadores os professores municipais da rede de Porto Alegre a supervisora Renata Santos da Silva da EMEF. Hildo Meneghetti com o trabalho Coordenação Pedagógica na Aplicação da Lei 10.639/03 no Currículo das Turmas dos ano iniciais em uma escola pública de Porto Alegre; Paulo Sérgio da Silva, da EMEF. São Pedro com; Educação Anti-Racista no Cotidiano Escolar: o caso Deds/UFRGS , Edianie Azevedo Bardoni da EMEF. Chapéu do Sol; Lei 10.639:Desafio Político e Pedagógico para as Escolas(relato de atividades em uma escola pública de Porto Alegre), Ana Paula Rodrigues e Eneida Porto com; Trajetória da EMEF. Profª Ana Íris do Amaral na implementação da lei 10.639/03, José Carlos Ferrari Júnior  da EMEF. São Pedro com; A invisibilidade do negro nos livros didáticos de história e geografia frente a construção sócio-espacial e econômico do Rio Grande do Sul, e da escola Liberato Manoel José de Ávila da Silva o e assessor/SMED Vanderlei de Paula Gomes com; SMED-POA e a Educação para as relações étnico-raciais:ação de uma secretaria na implementação de uma política de estado.
Sec.adjunta Mª da Graça Paiva na Mesa de Debates

A Secretária adjunta do município de Porto Alegre, Maria das Graças Paiva também esteve presente no I COPENE fazendo parte da comissão organizadora e com uma Mesa de debates que  apresentava as boas práticas envolvendo a Lei 10.639/03 na rede municipal da capital.A participação dos educadores da rede municipal neste I COPENE SUL é importante, pois são os nossos professores fazendo história , mostrando e registrando o que a rede está produzindo do que é solicitado nesta lei, que este ano completa 10 anos de existência e ainda tem muito a ser desenvolvida nas salas de aula e escolas. Acreditamos que estamos dando alguns passos para a construção de novos paradigmas na educação brasileira.


"Dia do Ídolo na Escola":Daiane dos Santos em um bate-papo com os alunos.

Daiane fala para 300 alunos,funcionários,professores 
A ex-atleta e ginasta da seleção brasileira, Daiane do Santos visitou a EMEF. Chapéu do Sol no dia 05 de julho deste ano. Os alunos do turno da manhã reuniram-se com professores e funcionários da escola na quadra coberta para receber a "Pequena Notável". Os alunos da Creche Comunitária Cantinho do Sol também foram convidados pela diretora Luciane Andriotti para participarem da atividade. Daiane é autora de saltos como o "Dos Santos"(salto com 3 piruetas no ar) que levaram o nome da ginástica brasileira ao topo dos pódios em campeonatos mundiais.
A ex-atleta falou de seu início de carreira quando foi descoberta em uma praça da cidade, por uma professora de educação física,enquanto brincava fazendo piruetas. Destacou a importância dos professores em sua vida escolar e carreira de atleta,com destaque aotécnico russo Oleg Ostapenco,com quem conviveu na seleção brasileira.
Alunos assistem demonstração
Aluna Isadora fez perguntas a ginasta
Daiane foi entrevistada por vários alunos que queriam saber quais suas dificuldades, facilidades, melhores momentos e quais os caminhos percorridos em sua carreira de sucesso. Quando questionada pelo aluno Albert Thomas, se poderia fazer alguma  pirueta a ginasta,mesmo sem trajes apropriados, faz uma demostração com "estrelinhas". A aluna Helen Pereira, incentivada pela professora Gislaine Costa, homenageia Daiane e demonstra que também sabe fazer estrelinhas, o que foi muito elogiada pela ginasta.
Daiane assina o livro de presenças do Baobá
Daiane disse aos alunos que é muito importante que estudem, e façam planos para o futuro, não desistindo quando encontrarem dificuldades,pois estas existem e devem ser fortes para superá-las. Daiane, quando está em Porto Alegre, fica com sua família na zona sul da capital,próximo a escola. Ela conta que quando participou do Mundial de Ginástica,recebeu cartas dos alunos da turma do jardim da profª Débora Ferreira,incentivado-a na competição.Daiane, que hoje é professora de educação física e trabalha com esportes em São Paulo,onde mora, foi recebida com muitos aplausos pelos chapeusolenses, em uma sexta-feira ensolarada com muitas homenagens. Ela assinou o livro de presenças do Grupo Cultural Baobá, que organizou a ida da atleta na escola em colaboração com os professores da escola na atividade intitulada Dia do Ídolo na Escola. Esta atividade tem como objetivo proporcionar aos alunos contato com personalidades negras, para que tenham a possibilidade de conhecer a sua caminhada de esforço e vitória,bem como a importância da escola em suas vidas. para a professora Sônia Pinheiro,uma das fundadoras do Grupo Cultural,o momento foi de fortes emoções, pois acompanhou tantas vezes a carreira e lutas da Daiane. A vice-diretora Edianie Bardoni comenta que Daiane é uma mulher negra  e gaúcha de grande importância no cenário nacional e mundial. Deixou sua marca e será sempre lembrada com carinho e orgulho. Daiane salientou que fazer parte de um grupo de atletas, sendo mulher e negra em um esporte até então praticado principalmente pela elite e por brancos,não foi fácil,mas que sempre contou com apoio de sua família. A ex-atleta que foi cercada pelos alunos para fazerem fotos e dar autógrafos eUm grande mural com imagens de seus saltos e apresentações foi montado com fotos e cartazes
lamentou não ter mais tempo para ficar junto a eles. "Ela queria passar em todas as salas para fazer fotos e falar com os alunos" mas o tempo foi curto,afirma a professora Edianie, que garante que Daiane aceitou o convite para retornar à escola e fazerem uma atividade prática com os alunos.
O Grupo Cultural Baobá faz um agradecimento especial aos alunos e as professoras Adriana Germann, Patrícia Duval, Rosana e Fabrízio que muito contribuíram para o sucesso do evento.

Professoras Edianie e Sônia com Daiane dos Santos
Tietagem das alunas
Quem pediu autógrafo foi atendido
Muitas fotos com os fãs

Todos queria uma foto com a Daiane

A quadra coberta ficou lotada para ver e ouvir Daiane dos Santos