domingo, 24 de novembro de 2013

Dona Geni: oralidade e cultura popular na comunidade.

Dona Geni é a moradora com mais idade da comunidade chapeusolense. Com 94 anos e muita lucidez, ela vistou a escola Chapéu do Sol em 17  de setembro para algumas conversações com as professoras do grupo Cultural Baobá e direção.
Done Geni é recebida pela dir. Luciane e coord. do Baobá
Ela conta que o médico a orientou a fazer caminhadas, que gosta de caminhar diariamente e alimentar-se bem, Que este é o segredo de sua vitalidade. Bisavó de um aluno da EJA, ela conta que uma vez tentou voltar a estudar na escola Cahpéu do Sol,mas teve que "largar esta ideia" devido a seus afazeres. Entre suas atividades estão a benzedura de crianças, coleta e plantio de ervas medicinais, dar orientações sobre os chás, faze crochê e  costurar. Em visita a sua casa, que é bem bonita e cuidada, as professoras Anélia, Albertina e Edianie viram o trabalho realizado:lindas colchas de retalhos e de crochê. Vó Geni, como é conhecida na comunidade, passeia com as professoras pelo pátio de sua casa e mostra orgulhora suas plantinhas e de volta a casa, suas produções em tecido e crochê. Contou que veio do interior muito jovem, casou cedo e teve quatro filhos.
Professoras escutam atentamente Dna. Geni
Diz que das irmãs é a que está "mais inteira da família" pois sua irmã, que este ano completará 100 anos, tem dificuldades para caminhar. Com saudades lembra do esposo e tempos em que era mais jovem e podia passear e ir a festas. As professoras combinam uma nova visita na casa da nova amiga e a possibilidade de pensar em um trabalho junto aos alunos e professores da escola Chapéu do Sol. Agradecemos a disponibilidade de Vó Geni em ir em nossa escola e nos receber em sua casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário