domingo, 11 de março de 2012

Territórios Negros Afro-brasileiros em Porto Alegre.

Porto Alegre é a capital dos gaúchos.Por essas terras, muitos imigrantes vieram apostar a sua sorte,na busca por uma vida melhor. Essa parte da história é muito difundida nos meios de comunicação e livros escolares. O que pouco se fala, é que anterior a chegada destes, por aqui, habitavam milhares de índios e no período escravocrata,muitos africanos foram trazidos para trabalhar nas lavouras,charqueadas,cidades e na construção do Estado que surgia.
A passagem dos africanos deixou rastros na cidade. O percurso realizado pelo "Ônibus dos territórios negros" é um estudo a céu aberto. Após pesquisa realizada por historiadores  de importante universidade de POrto Alegre, traz a tona uma série de lugares denominados de Territórios Negros em nossa cidade. Entre eles, Quilombo da Baronesa,(Cidade Baixa) Largo Zumbi dos Palmares(Cidade Baixa) Colônia Africana(hoje bairro Rio Branco),Ilhota(imediações do Ginásio Tesourinha), Mercado Público,Praça da Forca(Praça Brigadeiro Sampaio/centro),entre outros.
A EMEF. Chapeu do Sol irá realizar um tour por estes espaços, em um primeiro momento irão somente os professores e após, será extensivo também aos alunos. O objetivo é conhecer a história recente da nossa cidade e utilizá-la como importante instrumento pedagógico. Muitas vezes, passamos diariamennte por um lugar e não imaginamos o que a história conta sobre ele. O grupo, no final de 2011,realizou uma formação intitulada "Caminhos Rurais", nesta conheceram aspectos da formação da cidade deixados pelos imigrantes, mais especificamente na zona sul(visitaram antiga estação de trem, igreja,cemitério,vinícola,degustação de produtos e fazenda agrícola).
A atividade com o Ônibus dos Territórios Negros, está sendo muito esperada pelo grupo de professores. Estes desejam levar os alunos da educação de jovens e adultos, C10(antiga 6ª série) e integrantes do Grupo Baobá. A atividade   tem duração de quatro horas e é uma iniciativa da Procempa juntamente com a  Cia. Carris. Para maiores informações contato com: clarice@procempa.com.br e mauricio.dorneles@procempa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário