sábado, 21 de abril de 2012

Grupos indígenas do Rio Grande do Sul-PARTE 2


Os grupos indígenas que povoavam e ainda vivem na região onde hoje é o nosso estado, muito antes da chegada dos europeus, faziam deste território a sua morada. Realizavam muitos movimentos migratórios, devido a sua vida nômade ou semi-sedentária e mais tarde,para não serem presos e escravizados pelos colonizadores.

Os guaranis

Os guaranis ocupavam a laguna dos Patos, o litoral norte do atual Rio Grande do Sul, as bacias dos rios Jacuí e Ibicuí, a região dos Sete Povos das Missões, a parte central e setentrional entre os rios Uruguai e Paraná, bem como a parte sul da margem direita do rio da Prata e o curso inferior do rio Paraná.Havia entre os guaranis três subgrupos principais: os tapes ( indígenas missioneiros dos Sete Povos), que ocupavam as margens dos rios a oeste do território do Rio grande do Sul e o centro da bacia do rio Jacuí; os arachanes ou patos,viviam às margens do Lago Guaíba e na parte ocidental da laguna dos patos; os carijós, habitavam o litoral, desde o atual município de São José do Norte até Cananéia, ao sul de São Paulo.Apesar da variedade de dialetos, o tupi-guarani era o tronco linguístico comum a esses grupos indígenas.

Os pampeanos

Os pampeanos constituíram um conjunto de tribos que ocupavam o sul e o sudoeste do atual Rio Grande do Sul,os territórios da República Oriental do Uruguai, os cursos inferiores dos rios Uruguai, Paraná e da Prata. Os subgrupos e tribos mais conhecidos entre eles foram os charruas, guenoas. minuanos, chanás, iarós e mbohanes. Todos falavam a língua guíchua, com poucas variações dialetais.

Os gês (kaingangs)

Os gês, possivelmente eram os mais antigos habitantes do rio Uruguai. É provável que essas tribos começaram a se instalar no Rio Grande do Sul por volta do século II a.C. Ocupavam o planalto rio-grandense de leste a oeste e abrangiam vários subgrupos: coroados, ibijaras, gualachos, botocudos, bugres, caaguás, pinarés e guaianás. Estes últimos, no início do primeiro milênio d.C., foram expulsos pelos guaranis da região posteriormente denominada Sete Povos das Missões.Os gês do atual Rio Grande do Sul foram dizimados pelos bandeirantes, guaranis missioneiros, colonizadores portugueses, brasileiros e ítalo-germânicos. Os grupos que vivem atualmente nas reservas de Nonoai, Iraí, Tenente Portela migraram de São Paulo e Paraná, no século passado, durante a expansão da lavoura cafeeira.São conhecidos desde 1882 por kaingangs ("kaa" = mato; "ingang" = morador), conforme foram denominados genericamente por Telêmaco Borba (o mais importante estudioso e defensor dos indígenas no século passado).




Distribuição os índios no RS
 Fonte
Livro "História do Rio Grande do Sul", autoria de Telmo Remião Moure. Editora FTD Ltda. 1994.

Nenhum comentário:

Postar um comentário