domingo, 24 de novembro de 2013

Assessor das relações étnicas da SMED faz formaçnao com professores.

Vanderlei de Paula Gomes,assessor das relações étnicas da secretaria Municipal de educaçnao/SMED, realizou formação de educadores no dia quatro de outubro deste ano.
Kadi e Vander falam aos professores da escola
O objetivo da atividade era a de consolidar a lei 10.639/2003 no currículo da escola. Esta lei, determina a obrigatoriedade do ensino da história da África e afro-brasileira no currículo das escolas. A escola Cahpéu do Sol trabalha a temática desde 2003 e procura atualizar-se e estar sempre oferecendo novas possibilidades do pensar pedagógico quanto a temática das africanidades. A abertura da atividdae foi feita por "Kadi" aluno de intercâmbio estudantil que veio do Benin/Africa. O jovem falou um pouco de sua vinda ao Brasil e a vida de estudante de agronomia. Prometeu voltar na escola em novembro para uma atividade com os alunos. Vanderlei trabalhou a musicalidade, ritmos e provocou o grupo a pensar questões sobre o currículo que trata da questão deterinada pela lei acima citada.
Professores trabalham o ritmo.
Deixou na escola um material que será estudado e complementado pelos educadores, pois o grupo entende que emora exista uma lei,enquanto educadores primeiramente deveremos estar cisntes de nosso papel como multiplicadores. E ter mais conhecimento sobre a história dos povos que construíram o Brasil irá contribuir para a formação de cidadões mais seguroe e conscientes. Vander,como 8e chamado o assessor, acredita que "a escola está em uma boa caminhada", e afirma que o que já foi cosntruído vai crescer mais e mais! Colocou-se a disposição para ajudar o grupo de professores no que for necessário. O Grupo Cultural Baobá acredta que quando o tema for o negro e o indígena,não devemos medir esforços para aumemtar a nossa gama de conhecimentos.  E acredita que a atividade com os convidados instigou provocações no grupo e que com isso, os alunos é que saem ganhando.

Um comentário:

  1. GURIAS A DICA DO ETNICOMHUM PARA A CONTINUIDADE DO ASSUNTO SOBRE CURRÍCULOS, LEMBRAM?
    http://etnicomhum.blogspot.com.br/2013/10/indicacao-de-livros-educacao-das.html

    ABRAÇÃO.

    ResponderExcluir