domingo, 20 de maio de 2012

Diversidade cultural:Capoeira e Corrida de toras

Os alunos do Mais Educação contam com a oficina de expressão corporal e nesta, são trabalhadas questões da cultura afro-brasileira através da capoeira.
foto1-Alunos do Mais Educação fazem aula aberta
O professor Henrique Lima e Silva,na escola desde 2011, ministra as aulas nas 3ª e 5ª, fazendo uso de sua musicalidade,pandeiro e berimbal. Junto com os alunos ele entoa cantos e lamentos. Quando as atividades acontecem na área coberta,outros alunos se juntam ao grupo. Nos recreios e horários livres é comum encontar alunos jogando capoeira. Oportunamente algumas turmas são convidadas a realizarem atividades que contam com a ajuda dos alunos do Mais Educação(foto)1. A capoeira,símbolo da resistência negra à opressão,(era utilizada no passado pelos escravizados como defesa pessoal)hoje pode ser praticada em qualquer espaço em nosso país, retatando a diversiddae cultural brasileira.
Foto2-Corrida de toras no campinho
Entre as atividades da educação física este ano,os alunos estão tento oportunidade de descobrir um pouco sobre como os índios, de várias etnias brasileiras,ainda brincam e realizam atividades esportivas, através da corrida de toras. A tora,confeccionada por um amigo da escola Sr. Aires dos Santos,é toda feita em PVC e decorada com recortes de revistas. O objetivo da brincadeira é levar a tora,sem deixar cair, no menor tempo possível, em um percurso determinado. (foto2)A tora estava exposta na 1ª Semana indígena da escola e agora fará parte do acervo de materiais temáticos  e para uso nas aulas de educação física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário