domingo, 16 de setembro de 2012

BAOBÁ PESQUISA: Como eu me vejo no espelho?

O Grupo Cultural Boabá está realizando uma pesquisa étnica entre os alunos da escola intitulada: Como eu me vejo no espelho?
O objetivo da pesquisa é saber como os alunos da escola estão construindo a sua identidade e fazer um mapeamento do número de alunos que se identifica como afro-descendente,índígena ou branco.
A atividade iniciou com os alunos na EJa(educação de jovens e adultos) no mês de maio e ainda está em andamento no diurno devido a rotina intensa da escola.
os alunos recebem uma ficha com a pergunta: Como eu me vejo no espelho? e devem marcar a alternativa que melhor condiz com o que ele se identifica: branco,negro,indígena,mulato,mestiço,pardo,amarelo e outro(que deverá especificar).
Em um segundo momento a pesquisa também será realizada com os profesosres e funcionários da escola. O resultado será divulgado neste blog e nos murais da escola na forma de gráficos que serão trabalhados em sala de aula.
Para o Grupo Baobá, o nosso estado possui um histórico de visibilidade positiva do descendetes de europeus e a imagem do negro e do indígena,vista de forma positiva,é muito pouco explorada. Estes grupos étnicos foram e continuam sendo muito importantes na formação do Rio Grande do Sul. Trabalhar a imagem positiva do negro e do indígenas na escola é um dos caminhos para desmistificar conceitos equivicados de livros didáticos,personagens de televisão,etc.,em que estes apenas aparecem como figuras de "segunda mão" no cenário da construção do estado gaúche. O que nem de longe,figura próximo da realidade!
Entre os meses de outubro e novembro serão divulgados os resultados da pesquisa,fique atento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário