sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Jornalista e escritor Manoel Soares faz palestra na escola Chapéu do Sol

Palestra de Manoel Soares na quadra coberta
O dia 24 de setembro, começou animado na EMEF. Chapéu do Sol. Os alunos dos anos finais do ensino fundamental receberam a visita do escritor e jornalista Manoel Soares um dos escritores do livro: Escudeiro da Luz em:" Os Zumbis da Pedra" e do ilustrador Daniel Santos.
Daniel,Sônia,Luciane,Manoel e Edianie após a palestra


Eles foram recebidos na quadra coberta da escola, que foi decorada com produções escritas e desenhos dos alunos alusivos a temática e ao livro.Os convidados foram recebidos pela direção e coordenadoras do Grupo Cultural Baobá. Em sua palestra aos estudantes, Manoel falou sobre os perigos sobre os convites que os alunos recebem para iniciaram em um caminho que é difícil voltar. Ele convidou alguns alunos  ao palco e fez uma representação de como os estes devem agir frente a situações envolvendo a temática. No caso,mostrou que quem comanda as nossas ações é o cérebro,e este dever ser forte o bastante para não se deixar levar por conversa ou estímulos falsos.Explicou que o crac é um adroga que vicia muito rapidamente e pode levar a morte morte. Falou sobre quais substâncias são encontradas na droga,causando repulsa e preocupação por parte dos adolescentes, o que ela a enteder que estarão muito mais atentos a qualquer contato que venham ter com este produto fatal! Em todos os momentos, os alunos foram levados a pereceberem que são inteligentes e fortes para tomares a decisaão certa e dizer não,quando alguém lhes oferecer qualquer tipo de droga e de que o fato de alguém ter na familia alguma pessoa viciada em qualquer que seja a droga,não deve ser estímulo para fazer o mesmo e sim,buscar ajuda para esta pessoa,assim como se algum colega vir com esta conversa.

Manoel convida os professores para a atividade
A aluna Franciele,representante do Grêmio estudantil,comentou que a palestra foi muito boa,pois falou de coisas sérias e importantes para os alunos. O aluno Alexandrer, diz que gostou de tudo e que foi fácil de entender o que foi falado.
A atividade durou mais de uma hora e os alunos ficaram muito atentos as palavras do autor, que de uma maneira descontraída falou de um tema que é pesado,mas que foi bem compreendido pelos alunos. A palestra é integrante do Projeto que a CUFA-Central Única das Favelas,está desenvolvendo na escola a partir da leitura do livro acima citado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário