domingo, 16 de setembro de 2012

Você sabe o que é ser griô?

Griô é uma palavra que foi abrasileirada da palavra francesa griot  e significa "sangue que circula"! É uma tradução da palavra dieli (jéli ou djeli) na língua bamanan,do antigo império do Mali,onde hoje existem vários países do continente africano.
Griôs Márcio e Vanderlei com as profs.da escola.
No Brasil,aqueles que são mestres das artes,realizam curas,líderes religiosos de tradição oral,cantores,tocadores de intrumentos,contadores de histórias,etc. são considerados griôs. Facilitando o entendimento:sangue que circula...histórias que passam de um para outro,circulam...O conhecimento não fica parado,ele circula.Quem sabe passa seus conhecimento adiante! As comunidades possuem pessoas com saberes diversos e estas podem contribuir na construção de valores e saberes dos educandos.
A Secretaria Municipal de Educação Porto Alegre está intruduzindo este novo conceito,através da Padagogia Griô,onde através destes mestres o conhecimento é repassado aos alunos e professores de forma lúdica e consistente.
Alunos no mato nativo em atividade com os griôs
A EMEF. Chapéu do Sol recebeu,no mês de maio os griôs Márcio (Bahia) e Vanderlei(SMED/PA.).Eles realizaram uma atividade no mato nativo da escola - formaram uma grande roda -com as turmas dos anos iniciais. Com musicalidade, encantaram os alunos,trabalharam conceitos de bairro,cidade,páis,regiões,cultura,alimentos, etc.
O Griô Márcio estava em Porto Alegre para um evento pedagógico na UFRGS.
Os alunos ficaram concentrados na atividade e contribuiram com ritmo,respostas as questões durante as cantorias.As coordenadoras do Grupo Cultural Baobá também participaram da atividade e consideram que a oportunidade de conhecer um griô,tão renomado quanto o Márcio,foi um momento muito especial para a escola e contribuirá para que esta se organize para conduzir a nova proposta da secretaria.É uma oportunidade de explorar outras formas de ensinar,concluem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário